Festa do Divino de Joanópolis: um patrimônio em filme
- Adinkra Estúdio
- 29 de mai.
- 1 min de leitura
Projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo irá transformar mais de uma década de registros em um curta documental sobre a tradição local

A cidade de Joanópolis, no interior paulista, guarda uma das celebrações mais marcantes de seu calendário cultural: a Festa do Divino Espírito Santo. Reconhecida como patrimônio imaterial por lei municipal, a festa une fé, música, arte, culinária e coletividade em oito semanas de intensa mobilização popular.
Agora, essa história ganhará forma audiovisual com o projeto “Festa do Divino de Joanópolis: patrimônio histórico e cultural”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo. O projeto prevê a produção de um curta-metragem documental que reunirá registros captados ao longo de mais de dez anos — de 2013 a 2023 — com novas filmagens e entrevistas em 2025.
Mais do que um retrato da festa, o filme é um mergulho no imaginário coletivo, na resistência das tradições e na importância das políticas públicas voltadas à cultura popular e ao patrimônio imaterial. Idealizado e dirigido por Caio Buni, o projeto conta também com Aline Badari (coordenação de produção), Liliane Andrade (produção executiva) e Gilberto Rodrigues (filmagem, finalização e legendagem).
A produção prevê ações de acessibilidade (com versão legendada), uma exibição pública gratuita em Joanópolis, e circulação em festivais e mostras de cinema.
Esse é mais um passo para valorizar e preservar a memória coletiva da cidade e fomentar o diálogo sobre o papel da cultura em nossas vidas. Afinal, manter vivas as tradições é também um ato de futuro.
Acompanhe nossas publicações, cortes antigos e atuais, depoimentos, making of em: https://www.instagram.com/doc_divino/